logotipo acertado trxto topo
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

EDIÇÃO ESPECIAL

Um inovador programa de incentivo turístico brinda a costa brasileira, com uma série de atrações que contemplam alguns dos melhores destinos dos litorais paulista e carioca. Trata-se da ROTA VERDE AZUL, formada pelos municípios de Ilhabela e Ubatuba, ambos em São Paulo; Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. De ponta a ponta, esse trecho do litoral brasileiro (de Ilhabela a Angra dos Reis) é apontado como uma das regiões mais atraentes, com destaque pela sua infraestrutura hoteleira e gastronômica, mas principalmente por oferecer cenários deslumbrantes e praias paradisíacas. Da estadia no paradisíaco Hotel Real Villa Bella até uma visita na Cachoeira da Toca, no Parque Estadual Ilhabela, durante três dias a revista VL – VIAGEM + LUXO vivenciou uma experiência única na ilha, conhecendo e garimpando as melhores atrações locais em quatro vertentes: hotelaria, gastronomia, ecoturismo e esportes aquáticos.

Por LUIZ FRANÇA (*)

NA ONDA DA BLUE CHARTER

ILHABELA é um dos poucos municípios-arquipélagos brasileiros, geograficamente situada no litoral norte do estado de São Paulo. Por esse motivo, seu acesso é conquistado através de um serviço 24h de balsa, saindo do Pier São Francisco, em São Sebastião. A embarcação acomoda até 70 veículos de passeio, e a duração da travessia não passa de 30 minutos. Embora o visitante tenha a facilidade de programar horário com a Dersa, estatal responsável pela travessia, inevitavelmente sempre há o desconforto da espera, principalmente em períodos de grande demanda de turistas e visitantes.

A solução para amenizar a questão partiu de alguns empresários, alguns deles estabelecidos na própria Ilhabela, na implementação de traslados via barcos minuciosamente equipados para proporcionar o máximo de conforto aos seus ocupantes. Entre as empresas prestadoras com esse tipo de serviço, chama a atenção o receptivo da BLUE CHARTER.

Barco linha Premium, nosso anfitrião Wladimir 'Voka' Popoff e o jornalista Luiz França, na onda da BLUE CHARTER

Sob o lema Navegue com Charme, a empresa é especialista na locação de barcos Premium, a maneira mais prazerosa e elegante para chegar em Ilhabela. Com serviços personalizados, entre eles, chef a bordo, barman e música ao vivo, a Blue Charter atende eventos corporativos, pescarias e passeios náuticos em veleiros. Além de Ilhabela, opera também com a mesma dedicação em Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande. Nossa equipe vivenciou esta experiência recepcionada pelo CEO da Blue Charter, o empresário Wladimir ‘Voka’ Popoff.

PROGRAME-SE
www.bluecharter.com.br
@bluecharterbrasil


ROTA VERDE AZUL, AQUI VAMOS NÓS

Não há dúvida que Ilhabela é um destino voltado ao turista de bem com a vida. Isto pode ser notado na sofisticada rede hoteleira, com instalações que não ficam nada a dever aos mais festejados hotéis e resorts espalhados pelo mundo; nos restaurantes de categoria internacional, alguns deles comandados por chefs estrelados, e no burburinho contagiante do centro histórico do município, com vida noturna animada e um comércio que oferece opções variadas de compras, desde artesanatos e souvenirs de viagens até artigos de altíssima qualidade.

Por conta desta visível realidade, a programação da ROTA VERDE AZUL está com planos para incrementar e democratizar o turismo local, atraindo novos frequentadores com a criação de um programa de fidelidade, onde o usuário irá se valer de descontos na hospedagem e nos estabelecimentos espalhados por toda a ilha, extensivo também para Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis. À frente desta iniciativa está o empresário e um dos proprietários do Porto Pacuíba Hotel (um dos mais charmosos em Ilhabela), Werner Benz.

Vista noturna do Porto Pacuíba Hotel e o empresário Werner Benz

Durante a apresentação da Rota Verde Azul, ele preferiu dar destaque para as inúmeras atrações pouco divulgadas que Ilhabela tem a oferecer, sugerindo opções de atividades com destaque especial para o ecoturismo (ver mais adiante), tendência mundial e um promissor nicho turístico decorrente da atual realidade que estamos vivendo, com resultados visíveis à despeito das alterações climáticas, devido ao aquecimento global; atenção para as iniciativas que buscam maior sustentabilidade e mais conscientização no que diz respeito às ações de preservação da natureza. A Rota Verde Azul é uma iniciativa conjunta que envolve as entidades turísticas Visit Angra Convention & Visitors Bureau, Ilhabela Convention & Visitors Bureau, Paraty Convention & Visitors Bureau e Ubatuba Convention & Visitors Bureau.

PROGRAME-SE
www.rotaverdeazul.com
@wernerhbenz


SUÍTE 207 EXCLUSIVE

Com localização privilegiada (em frente ao Yacht Club Ilhabela, perto do Centro Histórico e comercial da ilha; e das praias Santa Teresa e Prainha), o HOTEL REAL VILLA BELLA é uma ótima opção de hospedagem para curtir momentos de lazer e descanso, usufruindo de todas as facilidades que o hotel oferece para toda a família. Este escrevinhador vivenciou uma experiência deslumbrante envolto nas benesses oferecidas pela Suíte 207 Exclusive, cuja instalação prima pelo conforto e funcionalidade.

O espaço, com quase 90m² quadrados, acomoda até 3 pessoas e disponibiliza jacuzzi na sacada, sauna interna e um a room with a view tropical, de onde se avista um exuberante jardim que acomoda duas convidativas piscinas ornadas por pedras naturais. Outras atrações são a quadra de tênis com iluminação, quadra de Beach Tennis, salas de ginástica e massagem; salão de jogos, sala de TV, vídeo game e brinquedoteca para a garotada. Completa o leque de acomodações as suítes nas categorias Prime, Prime Plus e Luxo.

Jardim bem cuidado dá as boas-vindas aos hóspedes; recepção e a Suíte 207 Exclusive

No Real Villa Bella, a arte do bem receber é notada no acolhedor recado de boas-vindas a todos os hóspedes, e no sofisticado conjunto de amenities das suítes, assinado pela marca Trousseau. O café da manhã é um capítulo à parte. Que tal começar o dia degustando delícias dispostas na bancada do restaurante, com opções de pães, bolos, bebidas quentes, sucos e geleiras naturais preparadas no próprio hotel?

Do alto do mezanino, vista do restaurante e detalhe da bancada do café da manhã

Com estas tentadoras atrações, o Real Villa Bella deixa um sabor de querer voltar, e vale a pena conferir o programa de fidelidade que o hotel oferece, com facilidades e descontos em sua próxima reserva. E como não poderia deixar de ser, o hotel é pet friendly, muito camarada com os carinhosos bichinhos em todas as suas acomodações.

Jardins bem cuidados e vista da piscina infantil do terraço da Suíte 207

PROGRAME-SE
www.realvillabella.com.br
@hotelrealvillabella


OUTRAS ACOMODAÇÕES

Embora não tenha se hospedado, a revista VL – Viagem + Luxo visitou outros estabelecimentos hoteleiros, tão atraentes quanto, o que gerou uma indicação indiscutivelmente bem tabulada. São eles:

PORTO PACUÍBA HOTELwww.portopacuiba.com.br - @portopacuiba
HOTEL MERCEDESwww.hotelmercedes.com.br - @hotelmercedes
HOTEL VELAS DO ENGENHO www.velasdoengenho.com.br - @velasdoengenho_pousada
POUSADA MARIOLAwww.pousadamariola.com.br - @pousadamariola


TOUR NO CENTRO HISTÓRICO

A charmosa vila de ILHABELA, também lembrada como Centro Histórico do município-arquipélago, proporciona ao visitante a sensação de estar circulando em alguma das mais frequentadas ilhas do Caribe, de Mustique a St Maarten, o que lhe confere status, sem sombra de dúvida, de um destino internacional. Afinal, é do píer local que os cruzeiros atracam, desovando turistas de todas as partes do mundo. Para recepcionar os visitantes em grande estilo, a vila concentra um sofisticado entreposto de lazer, de cultura e de compras, além de bares e restaurantes ideais para quem pretende se entregar ao dolce far niente, quer se aventurando por suas ruelas estreitas e convidativas, ou talvez exercendo, por direito adquirido, a arte do ócio, bebericando seu líquido preferido enquanto admira o vai e vem de pessoas, anônimos figurantes daqui e de fora que impulsionam o turismo local, gerando divisas para o município.

 

A Praça Coronel Julião é o ponto de partida. O guia turístico Murilo Wolf nos recepcionou com duas visitas obrigatórias: o prédio do antigo Fórum e Cadeia da ilha, onde está instalado o Museu Náutico, a fim de se inteirar, entre outras curiosidades, sobre a triste história do emblemático transatlântico Príncipe das Astúrias, luxuosa embarcação espanhola que naufragou em 1916, após colidir nas rochas da Ponta da Pirabura, em Ilhabela; e a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, construída no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia.

Prédio do antigo Fórum e Cadeia de Ilhabela, hoje Museu Náutico; os velhos canhões e a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda

Também convém dedicar algumas horas para conhecer o novo centro cultural da vila, batizado de Espaço Cultural Waldemar Belisário. O local preenche sua programação com atividades culturais e exposições permanentes, à exemplo da sala dedicada a Congada de Ilhabela (expressão cultural e religiosa de tradição popular, que mantém valores e padrões culturais afrodescendentes e ocorre sempre no mês de maio), ao Parque Estadual de Ilhabela (apresentando espécies da fauna e flora locais, bem como objetos do artesanato caiçara), e ao próprio Waldemar Belisário, com trabalhos que ilustram a vida e obra do artista.

Centro Cultural Waldemar Benisário: sala da Congada de Ilhabela e exposição permanente de trabalhos do próprio artista

PROGRAME-SE
- Museu Náutico – Pça. Coronel Julião, 115
Segunda a quinta-feira, das 10h às 18h; sexta-feira a domingo, das 10h às 21h
- Espaço Cultural Waldemar Belisário – Av. Pedro de Paula Moraes, 139
Segunda a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira a domingo, das 9h às 21h
@wolf.guiadeilhabela


ECOTURISMO NO PARQUE ESTADUAL

De fácil acesso, Ilhabela disponibiliza 42 praias liberadas para os banhistas (por unanimidade, a frequência local elegeu a Praia do Curral como a mais atraente), enquanto que Ubatuba e Paraty oferecem, respectivamente, 102 e 60 praias. Quem está à frente com estes atrativos naturais é Angra dos Reis, com aproximadamente duas mil praias e 365 ilhas, uma para conhecer a cada dia do ano. Não é à toa que a costa brasileira, por sua natureza privilegiada, se destaca no ranking mundial por oferecer as praias mais bonitas no mundo.

Por conta deste peculiar privilégio ao alcance de todos, nossa pátria tem despertado interesse de viajantes em busca de novas experiências, principalmente aqueles adeptos do ecoturismo. Em Ilhabela, por exemplo, o leque de atividades, para estes fins, é variado: caminhadas e escaladas com vários graus de dificuldades, cachoeiras com águas cristalinas, trilhas a serem percorridas para diversas idades e, claro, muitas opções de diversão no quesito esportes aquáticos. Aliás, os muitos naufrágios fazem da ilha um festejado ponto para mergulho. Há mais de 50 navios submersos.

Cereja do bolo dos ambientalistas, Ilhabela têm 83 por cento de Mata Atlântica preservada, graças à criação, em janeiro de 1977, do PARQUE ESTADUAL ILHABELA (local ideal para quem curte trekking na natureza), um refúgio natural que abriga uma rica e diversificada flora e fauna, onde o visitante poderá praticar o terapêutico exercício do Birdwatching (na tradução livre, observação de pássaros). Várias empresas operam com esta finalidade, entre elas, a EXPEDIÇÃO ILHABELA, uma agência especializada em turismo ecológico.

Recepcionados pelo guia credenciado Fernando Moraes, ouvimos atentamente as considerações apresentadas e contamos com a boa sorte para poder flagrar, fotograficamente, um momento de distração entre tantos espécimes de aves. A paz no local é absoluta, interrompida apenas com o canto dos pássaros e o som refrescante oriundo das cachoeiras, uma verdadeira comunhão espiritual com a natureza, oportunidade única para reflexão diante dos dissabores da vida moderna.

Atividade muito procurada por turistas é o programa Observação dos Pássaros. O guia Fernando Moraes é especialista no assunto

PROGRAME-SE
- Parque Estadual Ilhabela – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Visitação finais de semana e feriados e alta temporada, consultar horário pelo tel.: +55 12 3896 2585 | +55 12 3896 1646. Trilhas abertas diariamente das 8h às 17h.
- Expedição Ilhabela@expedicaoilhabela
- @fern_ando77


NA TOCA DA CACHOEIRA

Durante sua colonização, Ilhabela viu sua força econômica sendo impulsionada pela quantidade expressiva de engenhos de cana de açúcar e cachaça (ao todo, 36) e, mais tarde, 225 fazendas produtoras de café. Resquício desta época é a Fazenda Engenho D’Água, tombada pelos órgãos IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), atualmente Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, instituído em 2015. A fazenda foi um dos importantes locais para a produção açucareira e aguardente quando a economia da Ilha era voltada apenas para a agricultura. 

Com a abolição da escravatura, através dos anos o comércio dos engenhos foi perdendo sua força econômica, dando oportunidade, a partir da década de 1970, de explorar e incentivar o turismo na região. Inserida neste contexto está a CACHOEIRA DA TOCA, aprazível local muito procurado por turistas para curtir banhos de cachoeira, aderir atividades de ecoturismo e degustar cachaça destilada no engenho da casa. Quem nos recebe é a administradora e gerente da Cachoeira da Toca, Vitória Van Sebroeck Martins. Ela nos conta que sua família adquiriu a propriedade em 1959. “Na época, a fazendo dispunha de um engenho de aguardente, uma casa de farinha de mandioca e plantação de cana de açúcar”, comenta. Como atração turística local, as atividades se iniciaram em 1967 com a abertura de três quedas d’água para a visitação, dentre as quais se destaca uma gruta com uma piscina natural que dá nome ao local: a Toca.

Banho de cachoeira é uma delícia refrescante: o jornalista Admir Machado, da equipe, não resistiu

No processo para elaboração da sua cachaça, Vitória ainda adota princípios rudimentares, o que lhe garante um resultado mais apurado da bebida e satisfação maior do comprador. Simpaticamente ela costuma proporcionar uma seção de degustação das cachaças preparadas no Engenho da Toca, desde as tradicionais até as compostas. A preferida pelo escrevinhador é a Cachaça com Gengibre, uma experiência degustativa que desperta prazerosas emoções.

Tonéis para envelhecimento da cachaça, entrada do galpão do Engenho da Toca e Vitória Van Sebroeck Martins

 

 

PROGRAME-SE
- Parque Fazenda Engenho D’Água
Segunda a domingo, das 10h às 18h.
De abril a setembro, das 9h às 17h.
- Cachoeira da Toca
www.cachoeiradatoca.com
@cachoeiradatoca 


NO RITMO DA CANOA HAVAIANA

Como todos os destinos à beira-mar, leia-se Portofino (Itália), Saint Tropez (França) e Ibiza (Espanha), a silhueta de Ilhabela é ocupada por embarcações marítimas que dão um colorido todo especial na ilha, gerando um clima festivo no vai-e-vem de lanchas e iates sofisticados. Suporte para esta atividade aquática, a MARINA PORTO ILHABELA é um complexo que envolve lazer, atividades sociais e hangaragem de barcos.

O grupo atua em três segmentos: Marina Porto Yachts, uma agenciadora que disponibiliza, aos interessados, várias opções de embarcações, entre iates, lanchas, veleiros e barcos para pesca; Marina Porto Eventos, um espaço exclusivo para organizar festas, casamentos e eventos corporativos; e a Marina Porto Ilhabela propriamente dito. Completa o portfólio da empresa a Blue Charter, especialista em turismo náutico, já comentada anteriormente.

Para aqueles que não dispõem de nenhuma intimidade com os esportes aquáticos, o Paddle Club oferece uma divertida atração, que vale a pena conferir. A ideia é compor um grupo de até seis pessoas, e juntos se embrenharem no mar ao balanço de uma canoa havaiana, onde a sincronização coletiva é o principal mote para o sucesso da navegação sobre o mar. A modalidade é segura, própria para qualquer idade, e oferece uma série de benefícios que envolve mente, corpo e cooperativismo. O Paddle Club é um clube de recreação e preparo físico para atletas, voltado às ações socioambientais e atividades sociais e de aventuras.

PROGRAME-SE
Grupo Marina Porto Ilhabela
www.mariaportoilhabela.com.br
@marinaportoilhabela


AGRADECIMENTOS

(*) – O jornalista Luiz França viajou a convite da Ilhabela Convention & Visitors Bureau. Nosso traslado São Paulo/Ihabela/São Paulo foi feito a bordo da SUV Elétrico Híbrido Volvo XC90, Cristal White Ultimate.
Para conhecer melhor o modelo, acesse www.volvocars.com/br/cars/xc90-hybrid/
@volvocarbr
Locações @vila.siriuba ou na Praia do Camaroeiro (Caraguatatuba-SP).


DEMAIS DESTINOS, GRANDES ATRAÇÕES

A revista VL – Viagem + Luxo fez um apanhado das atrações dos demais destinos que compõem o programa Rota Verde Azul

UBATUBA, CAPITAL DO SURFE

UBATUBA, conhecida como a Capital do Surfe no litoral paulista, é completamente desenhada por enseadas e baías, que são cercadas pela vegetação da Serra do Mar. Dispõe de diversas cachoeiras e ilhas, algumas delas ideais para a prática de mergulho, como a Anchieta e das Couves, atrativos perfeitos para os amantes da natureza. O Morro do Corcovado é o ponto mais alto da cidade, com 1.160 metros de altitude. Parte de Ubatuba ocupa o Parque Estadual da Serra do Mar, onde os amantes dos esportes de aventura podem praticar caminhadas que percorrem praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas.

Os passeios de escunas, barcos e lanchas são outras opções para os turistas, que podem conhecer algumas das mais belas praias e ilhas da costa brasileira. Algumas das mais procuradas são Figueira, Maranduba, Lagoinha, Bonete, Cedro, Fortaleza, Dura, Domingos Dias, Lázaro, Enseada, Toninhas e Grande, ao norte.

Ubatuba: Paraíso dos surfistas, trilhas pela Mata Atlântica e Ilha Anchieta

PARATY, BISCUIT COLONIAL

Uma das mais apaixonantes experiências turísticas no Brasil, pela quantidade e a mistura de atrativos, PARATY é uma coleção de ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme colonial da arquitetura do centro histórico, com seus casarões impecavelmente bem preservados.

Despontada no período colonial como importante entreposto comercial para o escoamento de ouro e diamantes, a cidade preserva suas características desde a época de sua fundação, que pode ser notado no calçamento original de suas ruas, no Forte Defensor Perpétuo com suas trincheiras, canhões da Guarda Real e a Casa da Pólvora, que hoje abriga o Centro de Artes e Tradições Populares, este último responsável por perpetuar as mais variadas festividades culturais e religiosos.

A cidade ainda conta com 60 praias e diversas ilhas, que formam um verdadeiro paraíso natural para deleite de turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com esse paraíso cravado na Mata Atlântica. As praias e ilhas podem ser visitadas por meio de passeios de barcos, lanchas e escunas, que saem do Cais Turístico, no centro histórico da cidade.

PARAÍSO ECOLÓGICO

Localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro, ANGRA DOS REIS tem praias com águas cristalinas e temperaturas ideais para nadar em toda época do ano. Sua baía com 365 ilhas e mais 2.000 praias está protegida contra o vento e as ondas do mar aberto, que fazem da cidade o melhor lugar para navegação em todo Brasil. Montanhas cobertas pela Mata Atlântica, cachoeiras, rios e vegetação fazem contraste com o azul do mar.

Essas paisagens naturais fazem de Angra dos Reis um lugar ideal para quem busca tranquilidade e descanso, e também para aqueles que buscam a prática de esporte em contato com a natureza, como o mergulho, rafting, rapel, trekking, entre outros. Patrimônio Mundial da Humanidade, Ilha Grande, sob a jurisdição de Angra dos Reis, representa uma atração à parte na Rota Verde Azul. A diversidade biológica encontrada em seu litoral e em suas matas é única em todo Brasil. São 192 quilômetros quadrados de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas.

A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da Ilha, os caminhos abertos da mata levam a praias e enseadas pouco exploradas. Em seu lado norte, as praias são de mar aberto e as águas bravias, diferente do lado norte e do próprio continente, cujas praias são protegidas e, por isso, mais tranquilas.


logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2024 - Todos direitos reservados.
Créditos: Fotos cedidas pela Assessoria de Imprensa da Pirelli Brasil